Dicas de Fanpage para Dentistas.

Tempo de leitura: 18 minutos

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Dicas de Fanpage para Dentistas

Como usar a imagem de perfil e de capa

Para nós que somos profissionais liberais, o ideal é usarmos nossa própria foto como imagem do perfil. Isso melhora muito a conexão com as pessoas.

Já na capa, você pode usar uma Imagem inusitada, caprichada, que cause uma boa primeira impressão e que transmita seu modelo de negócio. É muito importante que utilizemos uma identidade visual que combine os posts com a capa. Você pode usar uma seta indicando o botão do CTA (call to action) como o “Ligue Agora”, “Saiba Mais”, “Faça seu cadastro”.

Coloque um contato, como email, telefone, whatsapp para facilitar a busca de seu cliente.

Com as modificações recentes do facebook, a capa está com 100% de área útil. Você pode perceber que não aparece mais a imagem do perfil sobreposta. Você deve alterá-la sempre para fazer uma campanha periódica. Quando mudamos uma foto de capa, o alcance e a comunicação melhoram.

Formato ideal da capa da fanpage: 828 px x 475px

Área principal da capa – 828 x 315px ( que aparece nos desktops)

828px X 160px (aparece nos smarthphones). Devemos usar esses 160 px pra fazer um CTA (call to action)

“O segredo dos bastidores”

As pessoas adoram saber segredos, o que está atrás dos “bastidores”. Você deve sempre postar os treinamentos da equipe. Ex : “Treinamento de nosso time de atendimento. Momento de uma dinâmica sobre colaboração. Investimento e capacitação para atender você cada vez melhor”. Isso mostra seu comprometimento em qualificar o seu time

Poste também quando você investir em um novo equipamento que facilite a vida das pessoas. Ou que agilize a entrega (ex:cad-cam) ou que seja útil para sua empresa. Tudo aquilo que melhore o seu produto ou serviço deve ser compartilhado.

Ex: Reforma do consultório. “Esse é o projeto do nosso novo consultório. As obras aqui na clínica estão a todo vapor e antes do final do mês esse ambiente já estará pronto para atender você ainda com maior conforto!”

Além de informar aos pacientes que estão em tratamento sobre a reforma, pedindo desculpas pelo transtorno, vai gerar curiosidade em saber como ficarão suas novas instalações.

Também é legal quando tiver um novo contratado em sua equipe que irá lidar diretamente com seu público apresentá-lo pra sua audiência.

Ex: “Seja bem-vinda ……! A …… é a nossa nova colaboradora do time de atendimento da Clínica …….. Mais um belo sorriso para receber você em sua próxima visita!”

Usar uma moldura para destacar o seu post no feed de notícias. Sempre combinando com sua identidade visual. Você pode pedir alguns templates em png por um preço bem acessível no site de freelancers www.workana.com

Quando chega um produto como o restylane, botox, novas resinas, você também deve informar.

Um livro que você está lendo também pode ser muito interessante para o seu público.

 Inspire sua audiência

  • Qual é a mensagem que  o seu negócio transmite para o mundo?
  • É uma mensagem de otimismo ou pessimismo?
  • Você está inspirando sua audiência?
  • Está mostrando que existe um caminho melhor?
  • Uma alternativa diferente?

Foque mais na construção de valor do que na venda de seu produto

Conte sua história!

Todos nós cirurgiões-dentistas somos empreendedores campeões. Pois em nosso país empreender é muito difícil, devido à alta carga tributária e outras dificuldades financeiras que encontramos para a abertura de qualquer empresa.

Você já percebeu que as grandes marcas tem uma história empreendedora por trás? Então, não fique acanhado, faça um roteiro e conte a sua!

Mas como contar? Pode ser em forma de textos, artigos, capítulos, vídeos. Assim você vai se conectar mais às pessoas. Independente em que estágio você esteja, contanto que seja uma história inspiradora e verdadeira.

 Posts com frases de inspiração

Fazer posts inspiracionais intercalando com seus conteúdos. Podem ser 1 ou 2 semanais. Use frases de impacto e imagens que conectem a elas.

“Os capítulos da sua história quem inventa é você”

“Não seja empurrado por seus problemas. Seja conduzido por seus sonhos”

“Motivação faz você começar. O hábito faz você continuar”

Podemos pegar frases de grandes empreendedores também, só procurar no google ou pinterest.

Use a força das datas especiais

Vá no google e veja listas completas de datas comemorativas, elas funcionam como um imã e podem viralizar aumentando a visualização de sua fanpage (da mesma forma que as frases motivacionais)

Procure datas relevantes para a sociedade como “Dia Mundial do Doador de Sangue”– 14 de junho. Todo e qualquer negócio precisa apoiar uma causa, ou você produz uma própria causa ou apoia outra como a campanha do agasalho, doação de cestas básicas, atendimento de pacientes carentes. Não tenha receio de divulgar você junto com sua funcionária fazendo uma doação de sangue, é bem mais bonito e verdadeiro do que postar imagens sem fazer nada na realidade, vai servir de exemplo. Que tal começar um desafio? Aposto que terá muito engajamento.

Podemos aproveitar até o “Dia do telefone” para incentivar as pessoas a ligarem pro seu estabelecimento, use a sua imaginação!

Mas lembre-se que as datas tem que ter conexão com o seu negócio!

3 a 5% de sua energia tem que ser direcionado a essas datas

Use dias de comemoração das profissões e marque seus pacientes como forma de homenageá-los.

 

Planeje-se e ganhe tempo

“Ir à guerra sem ter um plano é como perder a batalha antes do primeiro tiro”

Planejamento=Boa gestão do tempo.

Todo planejamento começa com um objetivo que pode ser:

  • aumentar seus fãs
  • aumentar o engajamento
  • promover uma causa
  • fazer uma campanha

Colocar no papel ou montar uma planilha no Excel e e fazer o passo-a-passo.

Modelo ideal de pauta para o seu planejamento

2% atualizações de capa

  • mude sua capa de acordo com datas comemorativas
  • causas sociais e outros interesses de seu público
  • campanhas de saúde

3% – datas comemorativas do mês (posts)

Mapear todas que são relevantes ao seu negócio

5% – mensagens inspiracionais

Em forma de frases ou histórias inspiradoras para levar sua audiência para um estado positivo.

5% entretenimento  e utilidades

Posts de humor, vídeos engraçados,  para trazer um estado de espírito positivo pra sua audiência, Isso melhora muito o engajamento de páginas que estão abandonadas há muito tempo. Sua fanpage ganha relevância, o que vai te ajudar em suas próximas publicações.

Falar sobre curiosidades , utilidades e informações que ajudem o dia-a-dia do seu público.

15% bastidores do seu negócio.

Mostrar o seu dia-a-dia

50% posts que ajudem seu cliente.

Faça conteúdos que os ajudem a resolver suas dores e inspirá-las a alcançarem seus sonhos.

Desses 30% você pode usar a plataforma socialflix . Lá tem molduras, rodapés, frases motivacionais prontas, capas e outros conteúdos que vão lhe ajudar a ganhar tempo. Já que a principal queixa do dentista é a falta de tempo. Passe isso para sua secretária fazer, valerá muito mais a pena do que pagar pra uma agência!

Todas essas ações vão garantir relevância, engajamento e autoridade para você e pro seu negócio!

20% posts com ofertas de produtos,

Isso mesmo, somente 20%! O maior erro é priorizar as vendas em vez de conteúdos. Isso inclui a propaganda dos tratamentos oferecidos.

Planilha de Planejamento

Fazer uma planilha para ajudar a organizar o conteúdo da sua fanpage.

Ir na fanpage em informações, depois em publicações, aí vc vai ver que dia os fãs estão mais conectados para colocar sua publicação mais importante.

O horário também é importante, mas ele pode mudar, por isso é bom sempre verificar pelo menos 1 vez por semana.

Agendar as postagens com data e horário.

 Conteúdos de valor

Como construir conteúdos que engajem e criar reputação, autoridade e credibilidade.

Como aquecer a audiência na fanpage

Primeiramente você deve definir seu avatar (público alvo)  ou persona.

Isso você consegue através das informações que você coletou na conversa com seus clientes. Dentro de sua anamnese você deve fazer um questionário com várias outras perguntas de aspecto social e de comportamento. Pode deixá-lo à vontade para respondê-las na sala de espera. Dessa forma você conseguirá definir um só personagem, Fica bem mais fácil do que definir um público em massa, e, dessa forma, consegue-se direcionar melhor as campanhas. É o que chamamos de “mira laser” – raio x do avatar

Perguntas a serem desenvolvidas:

  • Interesses: bem-estar, saúde, beleza, estética…
  • Dores: incômodos, medos, dúvidas e inquietações

Ex: baixa autoestima com o sorriso ou medo da solidão por não conseguir um relacionamento

  • Dúvidas sobre quais alternativas existem para melhorar o sorriso
  • Sonhos: desejos de ter, ser, estar. Exemplos de sonhos:
  1. olhar-se no espelho e se sentir confiante
  2. se sentir desejável e conquistar o parceiro ideal
  3. poder falar em público com segurança e sentir-se bem em apresentações profissionais
  • O que ele ouve?

Dos parceiros, dos filhos, dos amigos

Que revista, filme, programas de tv  (fazer um mapeamento)

  • O que ele diz e faz, quais jargões
  • Elas viajam, tem vida social intensa?

Agora que você tem várias respostas, dê um nome para o seu “avatar” e classifique-o sendo como do sexo feminino ou masculino (maioria do seu público)

Ex: Maria, 26 anos – diretora comercial. Deseja ter uma promoção e quer se sentir mais confiante. Faz tempo que não tem um relacionamento sólido e tem medo de terminar seus dias sozinha. Ela atribui isso a sua baixa autoestima.

Seu maior sonho é falar em público com mais confiança e para isso precisa melhorar o seu sorriso.

E como fazer os conteúdos?

Observe seu avatar e produza conteúdos que ajudem ele a vencer suas dores e a conquistar os seus sonhos.

O que você pode dizer sobre promoção e carreira?

Quando você ajuda um avatar vc cria conexão. Pode colocar artigos de promoção de carreira.  Então não precisa ser artigos só de Odontologia. Falar sobre livros ou palestras de autoestima, relacionamento, técnicas de falar em público e como melhorar o sorriso, causarão muito engajamento e gratidão!

Como estruturar esses conteúdos de valor em posts na sua fanpage

AIDA  –  Técnica utilizada no marketing.

A = Atenção

I = Interesse

D = Desejo

A = Ação

Atenção– você conquista através de imagens e headlines (títulos) fortes. Eu uso minhas imagens do site www.depositphotos.com. Além de serem imagens de altíssima qualidade você não precisa se preocupar com direitos autorais. Mas há vários bancos de imagens grátis como  https://pixabay.com/

Use sempre imagens que causem impacto, ou imagens de crianças, animais (imagens inusitadas). Mas lembre-se de sempre criar uma conexão entre a imagem e a informação

Títulos que gerem muito interesse:

  • 2 dicas que mudaram minha vida
  • O que estão dizendo sobre o produto x
  • Sua maior dúvida respondida
  • Acaba hoje! (escassez)
  • Uau! Isso me surpreendeu
  • Se você ainda não viu isso…você precisa saber
  • O maior sonho dos (avatar) sem dúvida é… (ebook)
  • Acabou!
  • O que você acha? (gera muito engajamento)
  • As “x” maneiras de vencer a “dor do avatar”
  • Inédito! Se você sente “dor do avatar” leia isso
  • Sabemos que você consegue!
  • Imagine se der certo!
  • Sim! Existe uma forma de superar a “dor do avatar”
  • É possível “sonho do avatar” olha só…

 

Interesse

Conteúdo relevante escrito de forma interessante

Palavras que despertam o interesse: fácil, grátis ( para brindes, nunca para tratamentos), simples, comprovado, rápido, mais, super, reconhecido, dinheiro, usar a expressão “você”, divertido, ou seja, palavras que agreguem um sentimento positivo (desejo de ser, de ter, de fazer, de realizar)

 

Desejo

Ative o desejo através de gatilhos mentais (livro “As armas da Persuasão, de Robert Cialdini)

Escassez:

  • “Hoje é o último dia da Semana de Saúde Bucal…”
  • Das 30 vagas disponíveis, 25 já foram preenchidas
  • Amanhã acaba
  • Últimos dias, contagem regressiva

Cobiça:

  • Todas as personalidades estão usando
  • Possuir “x” se transformou em sinal de elegância
  • Eleito pela “y” o produto mais desejado do país ou a informação mais interessante do momento

Sonho:

  • Imagine você
  • E no dia em que você estiver…  (desejo futuro)
  • Quando você tiver conquistado (sonho) vai olhar para trás e dizer: valeu a pena!

Ação (call to action – CTA):

Indique algo específico que vc quer que o leitor faça

Exemplos:

  • Ligue hoje
  • Inscreva-se agora
  • Assista o vídeo
  • Curta a página

Exemplo:

  • Foi descoberto o segredo do lindo sorriso das celebridades, as lentes de contato dentais!

É um dos procedimentos mais avançados na estética bucal. São feitas artesanalmente sob medida e aplicadas em cima da superfície dos dentes, servindo para criar um sorriso perfeitamente alinhado e bonito.

I e D – As lentes de contato servem para melhorar o sorriso, recuperando a confiança e a autoestima, já que pode clarear  dentes manchados, recuperar os fraturados, os que estejam com aspecto envelhecido, dentes separados ou desalinhados, proporcionando uma estética perfeita e natural. E o mais importante, é tudo feito de modo seguro que não afeta nem desgasta o esmalte dental.

  • Agende sua avaliação

Para maiores informações ligue para…

ou acesse: www.(seu site)

 Construindo valor com vídeos

As pessoas estão procurando informações atualmente muito mais no youtube do que no google, e essa é uma tendência que só tende a aumentar!

Você deve gravar para a câmera para que sua audiência te conheça.

Traga a técnica da AIDA para os seus vídeos

Como gravar no celular

  • Grave na posição deitada
  • Fique em um local bem iluminado, mas sem sol direto no rosto
  • Procure um local sem barulho para a pessoa não se distrair e para que seu áudio fique bom.

Monte um Roteiro

  • Apresentação – nome e especialidades.
  • Promessa- ganho real que as pessoas vão ter no vídeo. Isso vai fazer com que as pessoas fiquem no vídeo. “nesse vídeo vc vai descobrir como superar os 3 maiores erros que …”
  • Conteúdo- entregue o seu melhor conteúdo.
  • Call to action.  Se vc gostou desse vídeo, deixe um comentário aqui abaixo que eu vou lhe responder. Ou curta nossa página para saber de todas as novidades que virão nos próximos dias.

Os vídeos devem ser de 5 minutos no máximo

Assim como nos posts, você deve fazer vídeos dos bastidores, de quando participar de alguma ação social, para apresentação de um novo material, de um novo colaborador, assim como os posts. (os vídeos dão maior engajamento)

Ferramentas para fazer vídeo:

www.magisto.com

7 dias grátis e depois tem que fazer assinatura

Você deve fazer o login pelo facebook e pode fazer vídeos através de fotos ou outros vídeos

Esse site pede pelo menos 5 imagens

Escolha o estilo de vídeo que você vai querer e a música

Coloque um título

Outra ferramenta

www.powtoon.com

São mais ilustrativos, vídeos animados

Eu gosto de usar o windows movie maker e o próprio powerpoint. Mas lembre-se de salvar um fullscreen para que sua apresentação ocupe toda a tela. As músicas você pode pegar no youtube as que são livres para exibição.

(Se você quiser tenho baixadas várias que posso te enviar pelo dropbox ou wetransfer)

 

Impulsione seus melhores posts

Nunca impulsione um post diretamente no botão azul que aparece logo abaixo dele. Ali você terá menos recursos para a segmentação de seu público. Esse post impulsionado pode não aparecer  necessariamente em sua fanpage, mas isso não tem problema. O ideal é utilizar o gerenciador de anúncios.

Vá primeiro no seu perfil pessoal e na coluna à esquerda clique em “Criar um anúncio”

Impulsione os posts que organicamente (sem investimentos) tiveram mais visualizações e engajamento.

Como saber isso?

Vá no Facebook Insights. Para isso basta entrar em sua  página,  ir em informações. Ali é aberta a plataforma de métricas)

Clique em publicações e veja o alcance de suas postagens

Escolher sua conta de anúncios ( se não tiver é necessário criar uma adicionando uma forma de pagamento, um cartão de crédito)

Clique em criar anúncio

Escolha o objetivo de seu anúncio que pode ser:

  • Reconhecimento
  • Consideração
  • Conversão

Crie um nome para a campanha

Escolha seu público

Direcionamento detalhado- escolha interesses

Conexões= quando você quer fazer somente para os que curtiram a sua página

Desmarcar a coluna da direita para anúncios (ela é melhor para fazer remarketing)

Como aumentar o tráfego para o seu site

Consideração– enviar pessoas para o seu site

Nome da campanha: Ex: Campanha ebook

Público personalizado- você pode fazer um upload dos seus e-mails ou colocar um pixel na página

Por exemplo, quando quero direcionar meus posts para dentistas eu marco blog do dentista, vida de dentista, profissão dentista, etc. Mas é importante não misturar os públicos quando você tiver criando um anúncio. Se não você não saberá qual público está dando melhor resultado. Você deve fazer cada anúncio para um público específico.

Posicionamento – desabilitar coluna da direita do desktop, pois ela tem a tendência de receber menos clicks. E quanto menos clicks ela recebe, mais cara sua campanha se torna

Otimização para o anúncio– pode pagar por click no link ou por número de impressões ou por alcance único diário. O recomendado é o click no link. Mas se for para um público que já é cliente você pode usar número de impressões (remarketing)

Escolher várias imagens (mas não carrossel) para fazer várias campanhas e monitorar (teste A/B)

Escolher a fanpage e a página de destino do anúncio

Você pode fazer várias páginas de vendas, com textos e vídeos (Vídeo de vendas-vsl)

Título : Exclusivo para ….

Texto com copy persuasiva: Descubra como. ..

Escolher um botão

O “saiba mais” não mostra uma venda direta, por isso é interessante usá-lo

Exibir link: você pode mpdificá-lo, por exemplo: “mais de 2mil pessoas cadastradas”. Mas você tem que ser autêntico nessas informações.

Campanha de conversão

A conversão é uma ação que ocorreu de acordo com o seu objetivo

A conversão pode ser um lead ou uma venda

Anúncio – página de captura – página de obrigado ou recompensa

(single optin) já aparece

Página de obrigado – colocar um “pixel” do facebook no html do site (peça ao seu programador, para colocar esse pixel entre os campos “head”)

Esta parte é um pouco mais complicada, mas funciona bastante. Se você tiver interesse numa videoaula basta me enviar um email no contato@prosperaodonto.com.br.

Eu também montei uma planilha para me programar nos posts semanais, se tiver interesse é só pedir!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Abraços prósperos!

Raquel

 

 

3 Comentários


  1. Olá! Muito obrigado pelas dicas. Se puder, gostaria de receber as dicas e imagens citadas na publicação.

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