Mentalidade Positiva

Tempo de leitura: 9 minutos

Mentalidade Positiva

3 Dicas Simples para ter uma Mentalidade Positiva

 

MENTALIDADE POSITIVA é uso do potencial ilimitado que todo ser humano possui de criar satisfação, prosperidade harmonia e felicidade. É também a solução para os maiores problemas e sofrimentos da humanidade.

 

PRIMEIRA DICA: SEUS PONTOS FORTES

Você já parou para pensar quanto tempo gastamos reclamando dos nossos pontos fracos? Perdemos nosso tempo matutando naquilo que não conseguimos nos tornar, naquilo que deixamos de fazer ou naquilo que deveríamos ter feito há muito tempo. Qual a vantagem de lamentar o passado? Adianta gastarmos essa energia toda com isso? Então pare de focar nos problemas e comece a focar nas soluções! Aprenda com os erros do passado e não os repita novamente! Tem uma frase que aprendi e me ajuda muito quando me deparo com algum problema:

“Tem solução? Então não PRECISA se preocupar…

Não tem solução? Então não ADIANTA se preocupar!”

 

Concentre-se no que você é bom e delegue todo o resto!

 

Você tem um propósito em sua vida? (pessoal e ou/profissional)

Não podemos passar por esta vida sem deixar marcas. Mas essas marcas devem ser produtivas e úteis para as outras pessoas. Cada vida é como uma obra de arte e deve ter um significado especial para cada pessoa que passa por nós. Por isso, o pensamento negativo é o pior dos pensamentos, porque impossibilita o fluxo daquilo que é produtivo. Será que estamos vivendo nossas vidas para que elas se tornem modelos para as novas gerações? Será que algumas pessoas vão se espelhar em nós no futuro? O legado que deixamos para as futuras gerações é uma das coisas mais valiosas que podemos oferecer.

Anote essas duas estratégias significativas para desenvolver os seus pontos fortes e desenvolver a sua Mentalidade Positiva:

  1. Pare de pensar que você não está pronto: Muitas pessoas sentem que precisam ensaiar por muito tempo para se sentirem prontas. A questão é a seguinte: a partir do momento em que você tem entusiasmo para realizar uma atividade, você já está pronto. Entusiasmo não é apenas um ponto forte; é também uma virtude! Vamos imaginar nossos artistas favoritos: se eles não se sentissem prontos, nunca teriam subido a um palco. Artista é aquele que se arrisca porque o entusiasmo é maior do que o medo. E é evidente que com o passar do tempo eles irão se aprimorando e ficando cada vez melhores! Isso serve para que você comece a atuar em uma nova área, um novo esporte, etc…
  1. Pare de reclamar e se sentir vítima do sistema: O cotidiano não é moleza. O dia a dia está cada vez mais confuso e cheio de problemas a serem resolvidos com uma escala de tempo cada vez menor. Contudo, para usufruir dos seus pontos fortes, você precisa se colocar em uma postura de desbravador. Imagine que você é o líder de uma equipe na selva e sua tarefa é guiar a equipe para uma clareira no meio da floresta. Devemos nos sentir como guias, e não como crianças a serem guiadas. Além de vítimas, devemos nos sentir desbravadores. Nossas ferramentas para isso: nossos talentos, pontos fortes e habilidades que vamos adquirindo ao longo da vida!

Aposte em você mesmo.

Primeiro descubra seus pontos fortes e depois localize situações para usufruir deles!

Tempo não é apenas dinheiro: é descoberta de novas possibilidades de vida!

A estratégia da Mentalidade Positiva é a porta de entrada para a redescoberta dos nossos pontos fortes, porque ao tirar o foco das fraquezas, colocamos o foco naquilo que podemos fazer de bom, nos pensamentos que nos elevam e nas dinâmicas que influenciam bem as pessoas.

 

SEGUNDA DICA: ENTRE EM “ESTADO DE FLOW”

Flow (fluir) significa imersão total na realização de algo. Não precisamos reduzir tudo aos artistas. Basta pensar nos escaladores de montanhas, nos médicos ou em nós mesmos dentistas! Ao escalar uma montanha ou a realizar uma cirurgia, ou um trabalho reabilitador, os desafios da situação causam uma espécie de “transe” em que são induzidos a mergulhar na tarefa. A sensação de prazer que isto causa é Indescritível.

O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, na década de 60, quando estava pesquisando o processo criativo, percebeu que o modelo seguido pelos artistas seria aplicável ao mundo organizacional, pois a proposta de desafios e interatividade seria a chave para um resgate da autonomia e pró-atividade. Os artistas são dotados de uma sede de experiência que justifica todo o seu processo de Mentalidade Positiva. Basta pensar nos músicos em um show ou ensaio. O modo de interação é fluente e engajado. Estão sempre inquietos e colocando-se à prova constantemente, encontrando novas técnicas e novos efeitos para aquilo que estão criando. Estar fluindo com uma tarefa significa até mesmo ignorar até a própria fome!

A sensação é muito parecida ao ato de ver um filme interessante em que mal piscamos. Tudo se transforma e é como se o mundo tivesse se desligado. Vou te ajudar a entrar em Flow… Reflita: Onde e quando, na vida normal, você se sente realmente feliz?

Para ajudar neste processo, temos que observar aquilo que temos de melhor e trabalhar para potencializar os nossos pontos fortes. Para isto nada melhor do que responder algumas pergunta, pois elas estimulam novas perspectivas para a nossa vida.

Responda agora

  1. O que você se sente feliz em fazer?
  2. Quando é que você se sente fluindo com alguma atividade?
  3. Quando se sente realizado e criativo?
  4. O que faz com que você se sinta produtivo e inteligente?

E agora, pense nas ações que lhe definem como um bom profissional:

  • Seria sua pontualidade?
  • Seria sua lealdade?
  • Seria sua objetividade?
  • Seria sua empatia?
  • Seriam as boas ideias que você oferece onde trabalha?
  • Seria a satisfação de seus pacientes?
  • Seria sua excelência no atendimento?

Se você se identificou com essas respostas (ou perguntas) estamos no caminho certo…

TERCEIRA DICA – POSITIVIDADE

Segundo os especialistas, a positividade representa uma oportunidade de atingirmos um novo nível de existência, pois representa uma emoção que estimula e amplia a nossa mente, dando uma oportunidade fantástica de desenvolvermos a nossa Mentalidade Positiva através de uma construção de um futuro melhor.

Todos nós somos especialistas em emoções. O nosso dia a dia pessoal e o nosso cotidiano social e profissional, estão repletos de situações onde exercitamos – tristeza, alegria, medo, gratidão e tantas outras.

Como a negatividade, a positividade é contagiosa, sendo assim podemos estimular um ciclo positivo através de duas eficientes ferramentas: desenvolvendo a dieta da mídia e eliminando a ruminação mental.

A positividade e as emoções positivas estimulam o nosso interesse para explorarmos novos caminhos, ampliando os nossos pensamentos e promovendo ações proativas.

DIETA DA MÍDIA

O consumo de mídia pode afetar nossos dias e nos tornar pessoas amargas e defensivas. Se apenas imaginarmos cenas negativas no cotidiano vamos gastar tanta energia que passaremos a nos sentir engolidos pelo estresse.

Neste processo de desenvolver a Mentalidade Positiva, é necessário impulsionarmos e valorizarmos referências positivas ao nosso redor e principalmente em relação as informações que disponibilizamos para a nosso cérebro, pois diferentemente dos nossos estômagos que reagem aos alimentos vencidos, os nossos cérebros, não.

Se colocarmos lixo em nossas cabeças, nossos cérebros não fazem outra coisa senão processá-lo, Portanto é necessário adotarmos uma dieta da mídia todos os dias, em todos os momentos…

Então, um conselho que lhe dou, faça uma experiência de eliminar de sua vida noticiários e canais de TVs que nos bombardeiam diariamente com notícias de crise, mortes, violência e terror. Utilize esse tempo disponível para se dedicar aos seus estudos, ler, praticar esportes ou ficar mais tempo com sua família. Observe depois de um tempo como a sua positividade começa a melhorar. Se alguma pessoa vier lhe perguntar se você viu o que aconteceu de ruim em algum lugar do mundo incentive-a a deixar de absorver essas notícias também, pois infelizmente, sempre irão acontecer e você só tem o poder de melhorar a vida das pessoas a sua volta! (se todos pensassem assim já estaríamos deixando um mundo bem melhor…)

RUMINAÇÃO MENTAL

Muitas pessoas, quando há um desentendimento no escritório ou em casa , passam dias sem falar com alguém, ruminando e remoendo situações passadas. A questão é estabelecer um autocontrole para que essas palavras e pensamentos negativos, ou seja, essas ruminações, não sejam capazes de nos tornar amargos e perder o equilíbrio.

O Dicionário Houaiss diz que a palavra ruminação é o seguinte: “nos animais ruminantes, processo fisiológico no qual o alimento é mastigado ligeiramente, conduzido ao rúmen (primeira camada de estômago dos animais ruminantes) e de lá regurgitado, novamente mastigado, e mais uma vez deglutido”.

Metaforicamente, é a mesma coisa que acontece quando ficamos ruminando uma ideia negativa.

Quando discutimos com alguém, nosso corpo passa por uma onda negativa que mescla ansiedade e estresse. É por isso que em uma discussão, precisamos tomar cuidado com as palavras, porque elas são nosso instinto de defesa.

COMO SE LIVRAR DA RUMINAÇÃO MENTAL?

Se você criar uma fonte de atividades frequentes (novos hábitos saudáveis) seu nível de estresse vai desaparecer gradativamente.

Muitas pessoas aderem à meditação, outras preferem exercícios físicos, leitura, ouvir músicas, conversar com amigos. Mas o importante mesmo é encontrar uma atividade que esteja alinhada com seus talentos e com seus pontos fortes, porque assim você conseguirá fazer uma energia criativa fluir em suas atividades.

Algumas pessoas procuram cursos de desenho, outras escolhem um instrumento musical para tocar, outras fazem musicoterapia, outras preferem praticar esportes, cuidar do jardim etc.

Essas atividades por serem energéticas eliminam a sensação de “estagnação” causada pela ruminação.

Ter uma Mentalidade Positiva deve ser nosso grande objetivo, mas para isso precisamos realizar mudanças profundas que irão nos garantir prosperidade, satisfação e felicidade! Essas mudanças não são fáceis, mas com persistência, paciência e ajuda correta, você poderá eliminar toda negatividade em sua vida!

3 Comentários


  1. Raquel , muito bom começar o ano com essa energia positiva!! Obrigada!!

    Responder

    1. Oi Claudia! Que bom que vc gostou! É isso mesmo…sempre devemos ser um otimista realista! Abraços e feliz ano novo pra ti!

      Responder

  2. Adorei o conteúdo. Continue nos ajudando.
    Vamos limpar nossa casa mental..

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *